Seaerj promove palestra sobre o modelo de Cidade Esponja
Na próxima semana, dia 7 de agosto, a Seaerj promove a palestra “Rio, Cidade Esponja: um sonho possível?”. O conceito de cidade esponja vem sendo difundido com intuito de minimizar as consequências das mudanças climáticas.
O debate contará com a participação de Cecília Herzog, professora da PUC-RJ, do presidente da Rio Águas, Wanderson José dos Santos e do co-idealizador do coletivo “Nossa Horta”, João Pedro Rocha.
O evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo pelo Canal da Seaerj no Youtube. Não perca! No dia 07 de agosto, das 17h30 às 19h30 na sede da entidade.
Conheça um pouco mais sobre os palestrantes:
Cecília Herzog: Há mais de 20 anos, Cecília se dedica ao planejamento ecológico da paisagem urbana para enfrentar as mudanças climáticas, atuando como pesquisadora e consultora. Foi professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio. Seu principal interesse tem sido em soluções urbanas baseadas na natureza. Participou de diversos grupos internacionais de pesquisa sobre biodiversidade urbana, cidades e mudanças climáticas, e é membro de comitês e conselhos de diversas organizações no exterior. Atualmente é co-criadora do SocialSeeds, iniciativa focada em conectar pessoas à natureza para possibilitar a adaptação pessoal e organizacional à policrise atual, com o objetivo de desencadear ações regenerativas em múltiplas escalas. Cecília é avó de 4 netas.
João Pedro Rocha: Doutorando em Mudanças Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, mestre em engenharia urbana e bacharel em Gestão Pública. Atualmente é coordenador de parcerias do Instituto Clima e Sociedade e co-idealizador do coletivo “Nossa Horta”, que busca levar educação agrícola e climática através de ações de agroecologia.
Wanderson José dos Santos: Servidor público há mais de vinte anos e de vasta experiência na elaboração de projetos de drenagem, Wanderson Santos é engenheiro concursado da Prefeitura do Rio, desde 2005. Ingressou no serviço público como agente de administração, em 2000, e, quando ainda era estudante, trabalhou como estagiário na Cedae e na Fundação Rio-Águas, órgão em que, hoje, é presidente. Santos é formado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, na Fundação Rio-Águas, passou por todos os setores técnicos, tendo atuado nas Diretorias de Análise e Fiscalização de Obras e Conservação; e de Estudos e Projetos. Exerceu os cargos de diretor e gerente de Estudos e Projetos, nos últimos oito anos.