Seaerj realiza palestra sobre desafios trazidos pelas mudanças climáticas
A Seaerj recebeu em sua sede na última quarta-feira (31) evento para tratar do tema de Compensação de Impacto Ambiental. Com explanações de Marcos Cavalcanti, Jean Marc Sasson, Rodrigo Neves, Augusto Veríssimo e mediação de Celso Junius.
Para dar início, os palestrantes se apresentaram e comentaram sobre suas carreiras e trajetórias. Dentre os temas foram destacados: o crédito de carbono, contextualização sobre a necessidade do debate no meio, e dos impactos ambientais, além de um panorama no Brasil.
É importante lembrar que o momento traz preocupação diante do iminente colapso climático. Os participantes trouxeram um pouco do ponto de vista do mercado para o crédito de carbono, com olhar crítico para o uso que as grandes marcas fazem e também do viés financeiro e fiscal.
Entre as explicações, inovações dentro do tema, e seus impactos. Os desafios trazidos pelo aquecimento global e questões climáticas são grandes e trazem reflexão ao tema. Em sua apresentação, o grupo trouxe uma análise de metas para um futuro sustentável e importantes reflexões no que tange o meio ambiente. Além disso, dentro do tema, o papel do mercado durante todo o processo.
Os palestrantes mostraram o crescimento e o potencial que o Brasil possui dentro do mercado de carbono. Eles trouxeram análises das emissões no país e o que pode ser feito a partir disso.
As mudanças climáticas representam o maior risco para a sociedade. O mercado de Carbono surgiu como resposta a este desafio, tornando-se uma fonte de recursos para financiamento de projetos de redução das emissões.
O desafio atual é a regulação do mercado e o amadurecimento de discussões e práticas que promovam maior transparência e acessibilidade ao mercado, caso contrário é improvável que se alcance a meta de emissões líquidas zero em 2050.
Nos cabe seguir avançando no aperfeiçoamento de metodologias que sejam adequadas à realidade de cada país/região, e promovam efetiva preservação/recuperação perene devidamente monitorada.
Novas tecnologias têm um papel muito relevante nesta jornada, porém nossa capacidade de organização e estruturação do mercado será a questão principal para alcançarmos o net-zero. Ao fim, foi proposto um debate junto aos presentes, e os palestrantes responderam a perguntas.
Assista à palestra na íntegra pelo canal da Seaerj no YouTube