Projeto Nós nos conhecendo, Primeira Apresentação: DRM
Na última terça-feira (26/01) aconteceu a primeira palestra do projeto “Nós nos Conhecendo” lançado naquele dia pela Seaerj como forma de promover maior conhecimento, interação e integração sobre os diversos órgãos das administrações estadual e municipal. O tema da tarde/noite foram as ações empreendidas pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM) com exposições de sua diretora de Mineração, Debora Tossi, e da geóloga Joana Ramalho. Compuseram ainda a mesa o presidente do DRM, Wilson Giozza, o deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha e o presidente da SEAERJ, Nilo Ovídio.
Durante as exposições, os presentes puderam conhecer um pouco da história e dos projetos desenvolvidos pelo DRM como o “Brita” – relocação de pedreiras de brita na Região Metropolitana, atlas geológico, mapeamento das águas subterrâneas, cartografia de risco iminente de áreas de escorrega- mento, cartografia geotécnica, carta de risco remanescente, delimitação dos polígonos de risco, plano de contingências, entre outros.
O deputado Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB) também fez uso da palavra e adiantou ser um defensor do DRM no Legislativo, questionando os planos do governador Pezão de extinção de alguns órgãos na administração estadual – há especulações de que o DRM estaria entre estes – os quais, segundo ele, não têm critérios plausíveis e não ajudariam em nada no saneamento das contas públicas. “Hoje tivemos a comprovação da importância das ações desenvolvidas pelo DRM inclusive na geração de recursos para o Estado. É descabido pensar na sua incorporação pelo INEA, até porque os dois não têm a mesma natureza. Serei um dos defensores não só da continuidade como da valorização do DRM para que este possa ampliar sua área de atuação”, declarou.
Veja agora as apresentações exibidas no evento
Tag:DRM