Projeto Nós nos Conhecendo, Quarta Apresentação: CEDAE
A quarta edição do projeto ‘Nós nos conhecendo’ realizada, em 30 de agosto, no auditório da SEAERJ, contou com a presença do diretor de produção e grande operação da CEDAE, engenheiro Edes Fernandes de Oliveira. Além dele, compuseram a mesa, o vice-presidente da SEAERJ, Mozart Rangel, e o presidente do Centro Cultural da SEAERJ, José Yochimy Arakaki.
Durante a palestra, o engenheiro abordou as obras para a melhoria no abastecimento de água na Região Metropolitana e na Baixada Fluminense, como também as obras do eixo olímpico realizadas para suprir as necessidades dos Jogos Olímpicos – Rio 2016.
“Só na Barra foram investidos mais de 200 milhões de reais em água e esgoto”, disse o engenheiro Edes Fernandes.
Houve, ainda, no final do evento, inúmeros questionamentos dos participantes acerca da privatização da estatal, conforme vêm divulgando os veículos de comunicação nos últimos meses.
“Nada de palpável chegou até mim. O que se tem até o momento são as matérias de jornais. Nunca vi tanto editorial de opinião sobre o mesmo assunto em tão curto espaço de tempo. Então, existe toda uma tentativa de convencimento em torno da ideia de que a iniciativa privada é mais eficiente que a iniciativa pública e isso é uma mentira”, afirmou o diretor de produção da CEDAE.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) oferece serviços de saneamento – coleta, tratamento de resíduos na rede de esgoto, abastecimento de água e fornecimento de água de reuso para empresas e residências. A CEDAE atende 64 dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. É uma empresa de economia mista na qual o acionista majoritário é o governo do Estado do Rio de Janeiro. Arrecada mensalmente 360 milhões de reais e tem cerca de 1.800 empregados. A CEDAE responde por quase 14 mil quilômetros de rede de água, cerca de 5 mil quilômetros de rede de esgoto, 75 estações de tratamento de água, 20 estações de tratamento de esgoto, 548 elevatórias de água e 60 elevatórias de esgoto. A estação do Rio Guandu é a maior de tratamento de água do mundo e recebeu a Certificação NBR 9001 – gestão de qualidade.
Vídeo
Confira abaixo o vídeo apresentado na palestra.
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida durante a palestra.
Tag:Água, CEDAE, Rio de Janeiro, Rio2016, Saneamento