Palestra: 50 Anos de Arquitetura Índio da Costa
Arquiteto Índio da Costa fala dos Projetos em 50 Anos de Carreira
A SEAERJ convidou o arquiteto Luiz Eduardo Índio da Costa para apresentar os principais projetos – realizados e não realizados – da sua carreira. O evento aconteceu na terça-feira, 4 de outubro, no auditório da SEAERJ, onde Índio da Costa foi recebido pelo presidente da entidade, Nilo Ovídio.
Índio participou de inúmeros projetos de Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte na cidade do Rio de Janeiro e pelo Brasil, entre eles, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que procura reforçar os valores e a identidade do transporte público na cidade.
“Meu escritório fez o desenho do VLT e a inserção urbanista. Mas digo a vocês que meu trabalho não está sendo executado como eu gostaria. A qualidade da obra está muito ruim, foi muito corrida e malfeita”, criticou.
O arquiteto também participou do projeto Rio Cidade, no Leblon, em 1994, promovendo a revitalização urbana do bairro em toda a área comercial. Em 1999, Índio da Costa venceu a licitação pública para o redesenho dos quiosques da orla carioca. Desde então, observamos o novo design dos quiosques com banheiros públicos subterrâneos.
“Não sou maluco de fazer banheiro no calçadão da Avenida Atlântica. Por melhor que seja o banheiro, é um banheiro no calçadão da Avenida Atlântica. É uma obstrução visual muito grande”, explicou o arquiteto.
Índio da Costa formou-se pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1960. Fundou seu escritório, em 1972, passando a atuar com mais intensidade no campo do design com seu filho Guto Índio da Costa, em 1996, na Índio da Costa Arquitetura e Design. Ele foi o primeiro arquiteto a receber o prêmio Comenda Niemeyer, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em 2006.
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida no evento.
Fotos
Vídeos
Veja abaixo alguns dos vídeos exibidos na apresentação.