Palestra: “Mediação no Cotidiano dos Profissionais Liberais e Empresários”
Advogada fala da Importância da Mediação na Sociedade
Em palestra realizada na SEAERJ, na terça-feira (25/10), a advogada Alessandra Balestieri falou sobre a importância da mediação de conflitos que desafoga o Judiciário e evita os aborrecimentos pela demanda de um processo judicial, por meio da desjudicialização. O evento foi mediado pelo presidente da SEAERJ, Nilo Ovídio.
Segundo a palestrante, a mediação é um processo de amadurecimento e pacificação da sociedade, uma nova cultura na forma de solucionar os conflitos dos cidadãos, pois objetiva resgatar as relações entre as partes envolvidas. “A mediação veio para mudar a cultura das pessoas”, destacou Alessandra Balestieri.
Ela disse que praticamente todos os conflitos da nossa sociedade podem ser mediados seja na área de família, sucessões, imobiliário, empresarial, náutico, alfandegário, contratos, conflitos coletivos, ambientais, termos de ajustamento de conduta – TAC, dentre outros.
A advogada, que também é mediadora, contou o caso de uma senhora que estava aflita pela negação do plano de saúde ao requerimento de cuidado de ‘home care’ para seu marido, o que a obrigava a pagar a despesa de contratação de três cuidadoras com as aposentadorias do casal.
Para agravar a situação, seu marido quebrou o fêmur porque uma das cuidadoras não conseguiu segurá-lo, vindo a falecer em um mês, acometido de depressão por não conseguir se locomover. O processo dela foi enviado para mediação e resolvido.
– Ela não reclamava dano moral ou dano material. Ela só queria um pedido de desculpas do plano de saúde. A mediação consegue isso. Mitigar a dor do outro, às vezes, é uma coisa tão simples, basta ter um olhar delicado para observar. O advogado do plano de saúde pediu desculpas. Logo, em seguida, ela se arrumou e parou de chorar. É a coisa mais bonita do mundo”, concluiu.