
Palestra sobre Segurança do Paciente
Como parte da programação especial da Semana de Engenharia e Arquitetura, a SEAERJ recebeu a superintendente da vigilância sanitária do Estado, Claudia de Mello, para palestra sobre segurança do paciente, tendo como enfoque o papel do arquiteto e do engenheiro nesse processo. A palestrante foi recebida pelo presidente Dr. Haroldo Mattos, que deu início a primeira palestra da semana.
Claudia comentou sua alegria em estar na SEAERJ e explicou como a segurança do paciente era vista e tratada antigamente. Com outros nomes e enfoques, esse tema sempre destacou a fragilidade do meio médico em lidar com o assunto fundamental na vida dos pacientes: sua segurança em hospitais ou clínicas.
Para introduzir, a palestrante mostrou como e o que a vigilância sanitária cuida no tempo de sua existência. Claudia contextualizou Hipócrates, que é considerado o pai da medicina. Os fundamentos da vigilância sanitária são: Estrutura, processo e resultado. Ela enfatizou que o sistema de saúde do estado não é seguro de maneira geral. Os arquitetos e engenheiros que projetam um hospital precisam saber os processos e as leis necessárias para tal. Tudo começa com eles, e é preciso que todos saibam o que podem ou não incluir no projeto.
Para finalizar, a arquiteta Marguerita Abdalla explicou um pouco sobre sua experiência nesse âmbito, e frisou que a vigilância sanitária serve não apenas para inspecionar locais, mas também produtos e que precisa do apoio da sociedade para funcionar plenamente bem. Concluindo, Marguerita fez uma colocação mais que necessária:
“Nós potencializamos o dano, nós que fizemos o projeto. ”
As duas esclareceram as dúvidas da plateia e debateram sobre o assunto. A superintendente recebeu o certificado de reconhecimento .
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida durante a palestra.