![](https://seaerj.org.br/wp-content/uploads/2018/03/DSCN0003.jpg)
Painel Dia Mundial da Água
A SEAERJ celebrou o Dia Mundial da Água com um painel interativo sobre uso consciente da água no Rio de Janeiro. O presidente da entidade, Haroldo Mattos de Lemos, mediou a palestra do Diretor de Produção da Cedae, Edes de Oliveira.
Na introdução o engenheiro conversou sobre a importância da água e o desenvolvimento do sistema, apresentando os planos de ampliação e melhorias dos sistemas de agua no Estado. Ele exibiu os programas realizados pela Cedae, dentre eles, as oficinas e eventos sociais que aproxima a companhia da sociedade. Como exemplo citou as visitas de escolas e a prestação de serviços por detentos.
O palestrante falou também sobre o caminho que a água do Rio Guandu faz em suas etapas, e apresentou o nível aproximado de água utilizado por cada cidadão.
Ele disse, ainda, que a Cedae realiza workshops e campanhas internas de conscientização sobre o uso da água, assim como de formação sustentável, como plantação de hortas e palestras educativas. “O maior viveiro de mudas do estado pertence à Cedae e fica em Magé”, afirmou Edes.
Segundo ele, a companhia preza pela formação de opinião dos “pequenos”, realizando planos de conscientização específicos e aprofundados para crianças, inclusive disponibilizando um ônibus para que alunos de escolas públicas façam visitação nas estações de tratamento.
Para finalizar, o engenheiro exibiu as novas tecnologias que poderão entrar em vigor no futuro, como a dessalinização. Para ele, esse é um processo muito caro e que não convém no momento para a cidade. “Por enquanto, a Cedae concentrará seus esforços no tratamento da água doce”.
O palestrante respondeu às perguntas dos presentes e agradeceu o convite do presidente da SEAERJ, Haroldo Mattos de Lemos que, como mediador, encerrou o painel com um discurso sobre a utilização sustentável da água no mundo.
Vídeos
Fotos do Evento
Apresentação
Veja abaixo a apresentação exibida durante a palestra.