Palestra “História da Engenharia Geotécnica no Brasil – Do Império aos dias Atuais”
SEAERJ Recebe Autor do Livro: História da Engenharia Geotécnica no Brasil
O professor Alberto Sayão ministrou palestra na SEAERJ. Ele foi recebido pelo presidente Haroldo Mattos de Lemos e pelo Conselheiro Nilo Ovídio, e iniciou a palestra comentando sobre seu livro, lançado em outubro de 2010, no Rio de Janeiro.
O palestrante explicou o processo de montagem do livro e apresentou seus parceiros envolvidos. Durante sua apresentação foram exibidas fotos que compõem seu livro. Ele exibiu de forma resumida 60 anos da associação brasileira de mecânica dos solos e Engenharia Geotécnica. Ele explicou como eram feitas as obras e processos de mudança em locais como os arcos da lapa. Além disso, mostrou como as estradas e linhas férreas foram feitas na época do império e seus impactos até hoje na sociedade. E como a inauguração do trem à vapor fez diferença no processo de construção de estradas.
O processo de evolução do transporte e das estradas foi abordado em uma linha do tempo construída por imagens por Alberto. Ele citou o desabamento da fachada do Clube de Engenharia, em que dois operários morreram, e apresentou as grandes construções realizadas no decorrer dos anos. Sayão frisou que ao mesmo passo que surgiam evoluções tecnológicas, as construções iam evoluindo e acompanhando.
Outro tópico citado foi o das barragens construídas no Brasil no decorrer dos anos. Ao exibir os mesmos locais 60 anos depois, o palestrante fez observações acerca da conservação. O engenheiro encerrou a palestra citando os aterramentos realizados na cidade, principalmente o do Flamengo. Ele respondeu perguntas sobre barragens e obras em geral e foi muito aplaudido.
Vídeo
Apresentação
Clique abaixo para visualizar a apresentação de slides exibida durante o evento.