Palestra “Gestão Sustentável de Bacias Hidrográficas no Combate à Crise Hídrica em Nossa Sociedade”
A SEAERJ recebeu na última semana Walter de Araujo para ministrar palestra a respeito da gestão integrada dos resíduos da construção civil. A abertura foi feita pelo presidente da entidade, Haroldo Mattos de Lemos e logo em seguida o palestrante apresentou seu tema e sua história.
Walter abordou a separação de produtos na realização do descarte de materiais e exibiu o plano de gestão de algumas empresas ligadas ao recolhimento de resíduos. Além disso, explicou a lei que rege todo o processo. Ele deixou claro sua preocupação com o cumprimento efetivo dessa lei. Algumas etapas devem ser seguidas e estudos de compostos realizados.
A lei 12.305 de 2010 intitula que a responsabilidade pelos resíduos sólidos é dos geradores deles e do poder público. Sendo elas pessoas físicas ou jurídicas e responsáveis direta ou indiretamente da produção destes resíduos.
Os resíduos da construção civil não podem ser dispostos em aterros de resíduos domiciliares, loteamentos vazios, encostas e áreas protegidas pela lei. O programa municipal de gerenciamento de resíduos da construção civil deve estabelecer diretrizes técnicas e procedimentos para o exercício das responsabilidades dos pequenos geradores. Esses projetos têm como objetivo estabelecer os procedimentos necessários e a destinação ambiental mais adequada.
Segundo ele, a gestão integrada nada mais é do que fazer em cada setor partes do evento. Walter exibiu os planos de aproveitamento de resíduos e os materiais em que isso é possível.
Vídeo
Em breve.
Fotos do Evento
Apresentação
Clique abaixo para visualizar a apresentação de slides exibida durante o evento.