Palestra “Medição Individualizada da Água”
Palestra na SEAERJ aborda Sistema de Medição Individual de Água
Em palestra realizada na SEAERJ, na terça-feira (18/10), o diretor da Planedo Engenharia, Fábio Ferro, abordou a medição individualizada da água, projeto desenvolvido pela empresa em parceria com a CAS Tecnologia. Ele disse que este é uma solução de medição individualizada, que permite a coleta de dados de consumo de cada unidade, de modo que a cobrança seja feita a partir do consumo real e não por meio de rateio como usualmente é praticado atualmente. O encontro foi mediado pelo presidente da SEAERJ, Nilo Ovídio.
De acordo com Fábio Ferro, o sistema oferecido faz a leitura diária dos medidores de maneira automática e sem intervenção humana, atendendo às exigências da ABNT e da ANATEL.
“Os dados de consumo são disponibilizados de forma organizada e segura, permitindo que os consumidores e distribuidores tenham a oportunidade do monitoramento para o controle de gastos. O sistema reduz em torno de 25% o consumo”, explicou.
Ele ainda alertou que pelo monitoramento diário, o sistema pode identificar possíveis vazamentos por meio do levantamento de suspeitas de consumo irreal.
“O sistema digital, por exemplo, fica lendo continuamente de meia-noite às 6h. Se você toma um banho e após este o consumo permanece continuo, o sistema vai entender que há um vazamento e então manda um alerta para o administrador” explicou.
Fábio Ferro garantiu que com esta marcação, paga-se apenas o que se consome. Um apartamento com apenas um morador não pagará pelo consumo de outros apartamentos mais moradores. Isto possibilita uma redução de até 30% no valor da conta de água e da taxa de condomínio, além de beneficiar o meio ambiente com a preservação da água. No Rio já existe legislação que norteia a instalação do medidor individual (Lei 112/2011) a qual impõe a obrigatoriedade dos hidrômetros individuais em projetos de novos condomínios.
Fotos